Especialidades

Não sabe em qual especialidade procurar? Conhecer melhor do que trata cada uma das especialidades odontológicas pode ajudá-lo a escolher o dentista que você necessita:


Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial:

Especialidade que trata dos defeitos de nascença, traumatismo, anormalidades do crânio-facial, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilares e face.

Dentística:

É a especialidade que deverá prestar o primeiro atendimento pois identifica os problemas bucais, com diagnósticos e serviços, atendendo todas as necessidades básicas de tratamentos odontológicos. Caso seja necessário, o profissional irá encaminhar o paciente para um tratamento específico com um especialista.

Dentística (Especialista):

Tem como objetivo de preservar e devolver ao dente, sua integridade estrutural, funcional e estética.

Disfunção Temporo-Mandibular e Dor Oro-Facial:

Especialidade que trata da avaliação e faz o acompanhamento de queixas de dores faciais, dor de cabeça ou dor no pescoço. Alguns casos requerem tratamento multiprofissional.

Endodontia:

Especialidade que trata das doenças e/ou lesões do nervo (polpa) e da raíz dos dentes. Popularmente, também é conhecida como tratamento de Canal.

Estomatologia:

Especialidade que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e, no complexo maxilo-mandibular. Faz o diagnóstico também de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestações na boca.

Implantodontia:

Especialidade que envolve a reconstrução de dentes perdidos e suas estruturas de suporte (implante).

Odontogeriatria:

Especialidade para tratamentos odontológicos em pessoas idosas.

Odontologia do Trabalho:

Especialidade que visa prevenir e diagnosticar doenças do complexo buço-maxilo-facial, provocadas pela atividade laboral.

Odontologia Legal:

Especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que possam atingir o ser humano de alguma maneira.

Pacientes com Necessidades Especiais:

Especialidade para atendimento de pacientes que possuem uma condição mental, física ou médica que interfere em sua vida normal, necessitando de atendimento especializado.

Odontopediatria:

Especialidade voltada à tratamentos odontológicos em crianças.

Ortodontia:

Especialidade para diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais, restabelecendo a correta articulação por meio de “Aparelhos Corretivos”.

Ortopedia Funcional dos Maxilares:

Especialidade que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, bem como o alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporo-mandibular.

Patologia Bucal:

Especialidade que pesquisa e faz diagnóstico de enfermidades bucais.

Periodontia:

Especialidade que trata de doenças e processos inflamatórios no suporte do dente (gengiva, raíz e ossos), como por exemplo, a gengivite e periodontite.

Prótese Buco-Maxilo-Facial:

Especialidade que visa a reabilitação de pessoas portadoras de deformidades faciais através da utilização de próteses.

Prótese Dentária:

Especialidade que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, buscando a restauração dos mesmos mantendo a forma, função aparência e saúde bucal. O termo também é utilizado para referir-se ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos.

Radiologia Odontológica e Imaginologia:

Especialidade voltada à visualização dos ossos, órgãos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem.

Saúde Coletiva e da Família:

Especialidade voltada ao estudo do estado da saúde odontológica da população ou as condições de saúde odontológica de grupos populacionais específicos.